Como escolher nome de loja: você está fazendo errado

como escolher nome de loja

Está procurando dicas de como escolher nome de loja? A primeira questão que você deve considerar é que o nome da sua marca precisa ser estratégico e esse processo exige um planejamento inicial. A segunda questão é que você poderia escolher um termo que esteja “na moda”, mas seria um erro se basear só nisso.

No entanto, sabemos que o processo não é fácil e precisa ser muito bem pensado e avaliado. Então, vamos ajudar você a entender critérios importantes para esse momento. Veja como escolher nome de loja!

Como escolher nome de loja: o que você deve evitar

Entender como escolher nome de loja exige considerar alguns pontos que você precisa evitar acima de tudo, como:

Falta de clareza e objetivo

O nome da marca do lojista precisa ser claro, breve e simples, porque, quanto mais longo e difícil de compreender, maior é a possibilidade de não lembrarem como o seu negócio se chama. Ou seja, se você apostar em um nome curto e de fácil compreensão, maiores são as chances de memorização e fácil pronúncia do público.

Outro ponto muito importante e que muitos acabam esquecendo é que o nome da loja precisa ter um objetivo. Ou seja, dizer para que veio, mostrar qual é o seu propósito e esclarecer a essência da marca. Nesse sentido, refletir sobre o principal propósito do seu negócio é importante para agregar valor ao nome escolhido.

Complexidade e modismos

Já mencionamos a importância de apostar na simplicidade na hora de saber como escolher nome de loja, certo? Como exemplo para isso, podemos citar várias marcas renomadas que usam nomes simples e fáceis de memorizar: Adidas, Lojas Americanas, Casas Bahia, Marisa, Renner, entre outras.

Outra questão são os modismos, como a mistura de nomes estrangeiros. O ideal é que o nome sirva bem a todas as pronúncias, tanto aqui no Brasil quanto em outro país. Além disso, é preciso evitar os famosos termos de parentesco ou os que usam o próprio nome.

Um exemplo disso é uma loja de roupa de bebê ser batizada como “Loja da Tia Carla”. Trata-se de uma forma pouco impactante tanto para o mercado quanto para os consumidores.

Falta de conhecimento de público

O que não pode faltar na hora de escolher um nome para loja é o conhecimento de público, visto que os seus produtos são direcionados aos interesses e necessidades deles, certo?

Com isso, queremos dizer que é preciso saber com quem você está falando, ou seja, quem compra na sua loja? Vale a pena pedir a opinião do público também por meio de formulários simples ou pelas redes sociais.

Falta de estratégia comercial

Ao afirmamos que o nome precisa ser simples, fugir de modismos e ser de fácil memorização, estamos aliando critérios importantes de estratégias comerciais. Isso chamamos de estratégia de “naming”, termo que define todo o processo de criação do nome de um negócio.

Pensar o nome considerando o comercial é avaliar o impacto que ele terá nos clientes, no mercado e quanto à competitividade. Além disso, trata-se de um meio de adequar a marca ao que a empresa oferece, evitar problemas por má interpretação ou dubiedade e garantir que ele seja memorizado e encontrado nos buscadores do Google.

Cópias

É muito importante evitar qualquer tipo de cópia de nomes de outras marcas. Além de dar a impressão de que a sua loja pode não ser confiável, ainda pode resultar em problemas com o registro e legalidade da marca.

O que você deve considerar

Agora, para entender de vez como escolher nome de loja, entenda o que você deve avaliar nesse momento:

  • Presença digital e técnica SEO:

Você precisa pesquisar para saber se o nome escolhido está disponível para domínio e registro como site, visto que um e-commerce precisa pensar na sua presença digital. Considere também analisar se é possível usar nas redes sociais sem precisar fazer alterações.

Você pode buscar o nome que deseja no registro.br para saber se o domínio está livre, por exemplo.

A presença digital tem a ver com a técnica SEO também. Uma dica sobre isso é criar um nome que tenha uma palavra-chave relacionada ao seu negócio. Por exemplo, “Lojas Americanas” e “Mercado Livre” são ótimos termos para os buscadores do Google, uma vez que “loja” é uma palavra muito buscada e “mercado” também.

  • Criatividade e originalidade:

Invista tempo para elaborar um nome criativo e original. Isso vai influenciar nos registros em canais digitais, bem como no processo de registro. Além disso, nomes criativos e originais tendem a ter boa aceitação do público, pois mostra o cuidado em pensar a criação da marca.

  • Cuidado com as associações:

É muito importante pesquisar os nomes que você tem interesse e analisar se eles não fazem menção a outras questões. Um exemplo são lojas que usam datas nos nomes, como o Shopping “25 de março”. Agora, imagine se você chame a sua loja de “11 de setembro”? O impacto não será o que você quer causar, certo?

Sobre o registro da marca

Após entender como escolher nome de loja, é preciso seguir o processo de registro de marca. Mas, antes, é necessário fazer uma busca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Para isso, faça o seguinte:

  • Acesse este link;
  • No campo “marca” escreva o nome que você deseja;
  • A próxima página deve mostrar se já há algum registro desse nome e as informações desse processo ou se ele, neste momento, não está registrado.

Além disso, é possível encontrar todas as informações sobre o processo de registro no guia feito pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Em relação isso, vale saber que, antes de proceder, é preciso pagar a GRU (Guia de Recolhimento), pois é necessário usar o número desse documento ao cadastrar o nome.

Por fim, saber como escolher nome de loja não é fácil fácil. Mas, com estratégia comercial e planejamento, você pode alcançar um bom resultado.

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