Iniciar um empreendimento de venda online é uma tarefa cheia de desafios. E uma questão que sempre deixa lojistas com dúvida é referente ao logotipo de loja. Afinal, trata-se da identificação visual do seu negócio e precisa impactar o cliente.
Nesse sentido, é preciso lembrar que o logotipo de loja deve transmitir uma mensagem ao público. Esta, por sua vez, precisa estar alinhada ao objetivo da marca e à imagem da loja. Isso evidencia que não se trata de um processo simples e as incertezas que surgem são muito comuns. Afinal, como criar uma marca para o seu e-commerce?
Pensando nisso, selecionamos informações necessárias para ajudar você a entender melhor esse processo. Acompanhe!
Logotipo de loja: o que é?
O logotipo de loja é uma parte da marca e expressa graficamente o conceito do negócio. Isso porque trata-se da identificação visual do e-commerce. E deve impactar diretamente na imagem que os clientes têm da sua empresa. Além disso, ele tende a gerar lembrança na mente dos consumidores em relação aos seus serviços e produtos.
Para entender melhor, vamos pensar nas palavras separadas. “Logo” diz respeito ao elemento gráfico da marca (podendo incluir, nome, símbolo ou alguma representatividade da empresa). Já a palavra “tipo” é referente à característica de algo.
Desse modo, “logotipo” seria um elemento gráfico característico da loja. Então, ele pode ser entendido como uma construção visual da empresa.
Ou seja, é como um cartão de apresentação e deve estar alinhado aos propósitos do negócio. Afinal, é o modo como os clientes reconhecerão a sua loja, diferenciando-a de outros e-commerces, por exemplo.
Diferença entre logomarca, logotipo e marca
Resumidamente, “marca” é tudo aquilo que fornece característica e significado ao nome da sua loja, como símbolo e design. Enquanto que “logotipo” oferece uma identidade visual à marca. Já “logomarca” é um termo incorreto ao se referir sobre o assunto, já que a palavra “logo” e “marca” podem ser entendidas como “significado”.
Qual a importância de criar marca para loja?
É importante saber que, antes de criar o logotipo de loja, é preciso pensar a marca do negócio. Isso requer planejamento, pesquisa, objetivo e estratégia comercial. E a importância disso está na representação que você deseja passar ao público e na forma como a empresa será vista e reconhecida no mercado.
Com isso, é preciso pensar uma imagem forte e estratégica. O objetivo é que possa contribuir com o processo de encantamento e conquista da clientela e também possibilite gerar bons impactos no mercado.
Afinal, a marca é o DNA da empresa e também se estabelece como ponte entre o consumidor e seus produtos/serviços. Por isso, é necessário pensa-la com estratégia comercial. Ela deve garantir a capacidade do seu negócio em oferecer produtos de qualidade e de acordo com a necessidade dos clientes.
Atenção para o registro de marca
É muito importante se atentar ao registro da marca, visto que é fundamental proteger os direitos do negócio. Isto é, para evitar riscos quanto ao seu patrimônio e criação, lembre-se de registrar a marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. E isso inclui o cuidado em não infringir os direitos de terceiros também.
O briefing da marca também é importante
Além de criar uma marca e um logotipo de loja estratégicos, pensar um bom briefing para o seu e-commerce é fundamental. Este, por sua vez, é um conjunto de informações cruciais para o desenvolvimento de algo.
Dito isso, trata-se de um processo muito importante para alcançar melhores resultados com o seu negócio como um todo. Nele, por exemplo, o lojista consegue captar a ideia principal da empresa e desenvolver o objetivo, a mensagem que quer transmitir ao público e também o resultado que deseja alcançar.
Dicas de como criar uma marca para loja
Neste tópico, veja 5 passos importantes para criar a marca para a sua loja:
- Analise o público-alvo:
Você pode começar pesquisando no Google sobre a clientela, analisar comportamentos nas redes sociais, conversar com os clientes e observar os hábitos de consumo do público-alvo direcionado ao seu segmento. O importante é que entenda o mercado atual e quem é o consumidor.
- Pense no objetivo e na personalidade:
Entenda que você precisa definir um objetivo para a sua loja e uma personalidade. Ou seja, é preciso criar um foco principal que vai fundamentar os outros elementos da marca. Isso reflete no posicionamento da empresa perante o mercado e passa uma mensagem clara ao público de qual é a missão do e-commerce.
- Escolha o nome da loja:
Criar um nome de impacto para a sua loja contribui para a imagem que o público terá dela, junto a critérios como: ações, reputação e posicionamento no mercado. Para esse processo, considere a necessidade de se basear no briefing da marca e em estratégias comerciais e de SEO.
Neste texto, explicamos todos os detalhes sobre esse processo!
- Elabore um slogan:
O slogan da loja deve ser atrativo, estar alinhado ao objetivo da marca e à mensagem que deseja passar ao público. Além disso, precisa ser curto, impactante e claro. Caso seja criativo ou inspirador, melhor ainda. Por isso, capriche!
- Defina a identidade e o logotipo:
Por último, é preciso definir a identidade visual e o logotipo da loja. Isso inclui unir todas os processos anteriores e pensar em como agregar valor a elementos como: design, simbologia, nome, símbolos, entre outros. Ou seja, é o momento de definir o desenho da marca.
Sites para criar logotipo de loja para marca
Para criar um logotipo de loja há diversas ferramentas online e até mesmo gratuitas. Vale a pena dar pesquisar e testar as funcionalidades de cada uma. Como exemplo, podemos citar:
Por fim, esperamos ter ajudado você a entender como criar um logotipo de loja. No entanto, queremos contribuir ainda mais para o crescimento do seu e-commerce.
Que tal conferir outros conteúdos informativos como esse e aproveitar para assinar nosso newsletter para receber tudo em primeira mão e sem pagar nada por isso? Acesse o Blog da Dropify e fique por dentro de tudo que possa aumentar suas vendas!