Como um ERP pode ajudar você a vender mais

Como um ERP pode ajudar você a vender mais

Quem trabalha com vendas sabe do desafio que é atuar na área, devido às múltiplas responsabilidades que se tem, além do cuidado com os processos, atenção à cada atividade… e sempre buscando superar as metas estabelecidas.

Isso pode deixar um vendedor literalmente sobrecarregado, tanto física quanto emocionalmente! Se você é lojista ou vendedor e sabe das responsabilidades que essa função abarca, sabe também que é preciso ter um parceiro de confiança  no cotidiano de vendas.

Essa é a boa boa notícia que temos para te dar no post de hoje! De como contar com uma parceria que aumente, otimize e facilite suas vendas pode ser o segredo do sucesso.

Se você quer saber quem é esse parceiro, venha comigo que vou te explicar tudo!

Sistema ERP – O parceiro ideal para suas vendas

ERP? Você deve estar se questionando agora como uma mera sigla pode lhe ajudar nas suas vendas e achando que o autor do texto deve estar meio confuso.

Mas a verdade é que um sistema ERP vai muito além de uma sigla, pois ele é um software idealizado e criado com o intuito de facilitar o cotidiano empresarial, atuando como um parceiro de grande valia para lojistas, vendedores e empreendedores.

E não é nenhum exagero dizer que um sistema ERP pode operar milagres na sua empresa. Só quem o utiliza sabe o divisor de águas que ele promove num negócio.

Mas como é possível a otimização das vendas com um ERP? 

Simples! Todo empreendedor sabe que uma boa gestão é fundamental para o sucesso das vendas, mas a questão é como realizar essa gestão com qualidade, sendo nesse ponto que a dificuldade aparece.

A partir dessa necessidade de ter tudo funcionando de maneira correta e organizada, surgiu o conceito do sistema ERP. Veja abaixo com detalhes o que é um ERP e por quê é tão importante contar com esse apoio, que gera uma parceria de grande sucesso.

O que é um ERP?

A sigla ERP advém de um termo inglês (Enterprise Resource Planning) que em tradução livre é algo como Planejamento de Recursos Empresariais – mas mesmo aqui no Brasil, essa terminologia não é muito utilizada – sendo mais comum o termo: Sistema de Gestão Empresarial.

Então para facilitar, se usa a sigla ERP – para denominar esse tipo de software gerencial que trata-se de um sistema que atua unificando a gestão de uma empresa auxiliando no controle do negócio ao mantê-lo num único local e possibilitando atualizações em tempo real, além de fornecer informações de alta confiabilidade e precisão – o que dá aos gestores ferramentas para tomadas de decisão assertivas.

O ERP pode ser implementado em qualquer tipo de empresa – dos mais variados segmentos e portes, seja em uma loja física ou ainda em e-commerces e lojas virtuais.

A atuação do ERP traz um grande aumento de produtividade, qualifica e padroniza os processos internos, possibilita acesso ágil às informações e sem descuidar da segurança, fornecendo um panorama preciso e globalizado de todos os departamentos da empresa.

E para quem atua com empresas que envolvem vendas, sabe o quanto entender os processos internos é essencial no momento de fechar e efetuar negócios. Além disso, ter dados concretos sobre as vendas dos produtos, evitando estoque parado e apresentando soluções efetivas e confiáveis de logística, e controle de estoque também precisam de um olhar cuidadoso.

O ERP proporciona tudo isso e de quebra ainda facilita o cotidiano do empreendedor e da sua equipe ao minimizar erros operacionais já que ele armazena todos os dados do negócio em um único local que pode ser acessado a qualquer hora que se deseje.

Por que é importante ter um ERP?

Os motivos são vários! Mas sem dúvida o primordial é que esse software centraliza as  informações em um único lugar, tornando o gerenciamento da loja mais fácil e com mínimas chances de erro.

Afinal, toda empresa independente do segmento, necessita vender seus produtos e/ou serviços para manter-se ativa no mercado, especialmente com a concorrência cada vez mais feroz.

Sendo assim, uma administração de qualidade torna-se um dos primeiros passos para que sua empresa mantenha-se sempre crescendo e buscando consolidação constante.

O sistema ERP entra aqui como aquele parceiro incrível que mencionamos no início, pois ajuda seu negócio de diversas formas e incorre em vantagens significativas para sua empresas, entre elas:

  • Facilitar o controle global do negócio;
  • Possibilitar aos gestores uma visão coerente é real da empresa para tomar decisões mais assertivas;
  • Economizar tempo para que os diretores se dediquem a outras necessidades da instituição;
  • Manter os setores alinhados dentro da organização, trabalhando juntos para o crescimento;
  • Reduzir o tempo operacional na execução de atividades;
  • Diminuir custos operacionais e reduzir erros;
  • Elevar o patamar de segurança e confiabilidade que os consumidor têm da sua empresa;
  • Centralizar o acesso a todas as informações da empresa;
  • Aumento da produtividade e por consequência, das vendas.

Agora vejamos na prática como um ERP pode ajudar seu negócio a vender mais e porque.

Sistema ERP – seu parceiro no crescimento das vendas

O sistema ERP conta com funcionalidades que melhoram os processos de um comércio e ajudam no crescimento das vendas de múltiplas formas, o que, de forma concomitante, aumenta o rendimento e a lucratividade do seu negócio.

A melhoria desses processos tende a causar impacto positivo nas vendas, pois colabora:

  • Melhorando o checkout das mercadorias;
  • Agilizando a produtividade (mais unidades em menos tempo);
  • Aumentando a margem de lucro;
  • Diminuindo os custos operacionais;
  • Atendendo o cliente com mais agilidade;
  • Elaborando um planejamento mais eficiente;
  • Possibilitando uma análise detalhada de possíveis defasagens;
  • Tendo um controle mais centralizado e de alta assertividade;
  • Ampliando a experiência positiva do cliente com sua loja;
  • Reduzindo o tempo de execução das atividades.

Veja nos tópicos a seguir outros aspectos que mostram como o ERP ajuda seu negócio a vender mais.

Desempenho dos vendedores acompanhado de perto

O ERP permite ao gestor do negócio ter um acompanhamento cuidadoso das metas de cada vendedor, pois ao ter acesso a uma visualização concreta dos resultados de cada membro da equipe de vendas, isso auxilia na criação de estratégias que aumentam o número de vendas, gerando um controle das vendas realizadas e tornando o planejamento das campanhas seguintes muito mais assertivos.

Tomada de decisões com precisão e coerência 

Esse sistema gera um rol de informações pra lá de confiáveis, possibilitando ao lojista tomar decisões precisas, analisando os produtos de maior vendabilidade e também a época do ano onde a procura por determinado produto aumenta. Isso auxilia na melhor projeção das vendas para definir estratégias que aumentem o faturamento e ter dados que mostrem como os clientes da loja tendem a se comportar. 

Ampla gama de informações disponíveis para os vendedores

Um bom sistema ERP fornece informações úteis não só para os gestores da empresa, mas também para a equipe de vendas, porque durante a negociação de um produto o vendedor consegue ter acesso à muitas informações que lhe auxiliam a ter bons argumentos que mostrem ao cliente porquê ele deve adquirir o produto e fechar a venda. O ERP integra todas as áreas da empresa possibilitando aos vendedores acesso a dados atualizados em tempo real, tornando a venda mais ágil.

Aumento da produtividade e redução do tempo gasto nas atividades

Como o ERP oferece essa análise de informações, o tempo do empreendedor e dos colaboradores torna-se mais bem aproveitado, afinal os dados necessários ficam organizados com lógica e coerência. Ainda é possível ter acesso a indicadores com gráficos que possibilitam uma visualização globalizada da situação atual da empresa.

Funcionalidades do ERP que culminam no aumento das vendas

Todos os aspectos abordados acima ajudam o negócio a aumentar a produtividade, minimizar erros e elevar o número de negócios fechados, o que culmina no aumento da vendabilidade, pois com processos simplificados e de maior  agilidade, o tempo gasto na efetivação de uma venda é reduzido.

E aqui que o sistema ERP encaixa-se com perfeição, tornando-se o aliado que seu negócio merece ao oferecer soluções e funcionalidades que contemplam os aspectos que falamos acima. 

Um bom ERP precisa obrigatoriamente contar com certas funcionalidades, que são imprescindíveis quando o assunto é aumento de vendas. Veja quais são elas a seguir.

Gerenciamento financeiro do negócio

Com um ERP, as finanças da sua empresa são atualizadas em tempo real e de forma integrada de forma que se possa consultar relatórios gerenciais de:

  • Faturamento;
  • Lucratividade;
  • Custos operacionais;
  • Despesas;
  • Impostos;
  • Entre outros.

Controle do fluxo de caixa

Com um ERP seu negócio controla de forma assertiva o fluxo de caixa com simplicidade e eficácia, porque o software efetua o registro e o acompanhamento de todas as entradas e saídas – tanto aquelas previstas, quanto as que já estão efetivadas, verificação do saldo disponível e mais.

Emissão de notas fiscais eletrônicas

Ao contar com a parceria de um ERP, você consegue fazer a emissão das suas notas fiscais eletrônicas, tanto de vendas, quanto de serviços com rapidez e segurança e ainda consegue armazenar essas notas fiscais na nuvem para consultar sempre que for necessário.

Gerar boletos e elaborar orçamentos

O ERP permite ainda a emissão de boletos registrados aos seus clientes e elaboração de orçamentos. É possível ainda a personalização desses documentos com a identidade visual do seu negócio.

Controle de estoque

Essa funcionalidade é muito importante para garantir que os produtos estejam disponíveis para o consumidor, pois sem um controle de estoque correto haverá disparidades de informações, vendas de produtos fora de estoque, atrasos no envio e outras situações inconvenientes. Com o ERP todo problema operacional presente na gestão de estoque é eliminado dando a empresa mais organização, segurança e informações precisas de seu estoque. Isso permite o investimento em produtos com assertividade, pois o sistema permite que se saiba quais os produtos com mais taxa de vendabilidade, aqueles que menos interessam aos consumidores e ainda aqueles que possuem saída sazonal.

Monitoramento de contas a pagar e a receber

Um sistema ERP é perfeito para elaborar o registro e acompanhamento de todas as entradas e saídas financeiras do seu negócio e ainda gerar relatórios e alertas para:

  • Contas próximas do vencimento;
  • Contas em atraso;
  • Inadimplências;
  • Futuros recebimentos.

Essa é  uma funcionalidade que permite aos gestores controlar a movimentação financeira da empresa e planejar investimentos com coerência.

Conciliação bancária prática e rápida 

Além dos benefícios financeiros acima citados de um ERP, ainda temos a vantagem de que  o sistema facilita que você faça a conferência de movimentações bancárias com os lançamentos ocorridos no sistema, o que evita incongruências e fraudes. É possível ainda integrar o sistema com o seu banco ou sua conta digital, dando mais agilidade às transações e reduzindo os custos.

Experiência do cliente melhorada

Um sistema ERP, além de todas as vantagens citadas ao longo do texto, também ajuda a tornar cada vez melhor a experiência do seu cliente em todas as etapas da compra, pois ao centralizar todas as informações e processos da empresa num único software, seu negócio você consegue oferecer um atendimento ágil e personalizado para o consumidor, o que por sua vez, aumenta as chances de recompra e fidelização.

Tenha a parceria de um ERP e aumente suas vendas

Esse sistema é tão positivo no quesito aumento de vendas que inúmeras empresas do ramo do varejo já investem nesse sistema.Se esse não for o sei caso, a boa notícia é que você pode começar hoje mesmo essa parceria de sucesso.

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