Dropshipping: Protagonista no crescimento das pequenas empresas

A crise econômica ocasionada pela pandemia deixou rastros de destruição para muitas empresas no mundo. Ao mesmo tempo, em 2020, foram abertas mais de 600 mil organizações no Brasil. Desse total, segundo dados do SEBRAE, 85% eram microempresas e 15% eram companhias de pequeno porte. 

Vale ressaltar que a inovação e a tecnologia foram protagonistas para que esses números se tornassem positivos. Porém, há um termo específico que vem transformando o ramo de vendas online: o dropshipping.

A grande sacada desse modelo de negócio é não manter nenhum produto em estoque. Na prática, e-commerces e lojas online se integram de forma automática, onde o pedido é recebido pelas fábricas e só então inseridos na linha de produção. Após produzidos, esses artigos são processados e entregues diretamente ao cliente.

Com isso, claro, a loja online otimiza processos e reduz custos, visto que não mantém estoque e nem precisa investir em logística – uma das etapas mais caras de qualquer canal. Mas, qual é o principal benefício do lojista nesse modelo de negócio? Uma das vantagens é que ele ganha 100% da diferença de preço entre sua compra de atacado e o valor de revenda.

Se falarmos em números, informações recentes do Portal Ecommerce Brasil apontam que cerca de 33% das lojas online no mundo atuam por meio do dropshipping. Além disso, a previsão para o futuro é bastante promissora. Ainda segundo dados divulgados pelo site, o dropshipping deve atingir uma avaliação de mercado equivalente a US$ 591,77 bilhões até 2027 e esse setor crescerá a uma taxa média de 28,8% até 2025. Junto a isso, temos 86% dos brasileiros priorizando as compras feitas pela internet. Alguma dúvida de que esse modelo de negócio vai se potencializar no Brasil?

Em outras palavras, o dropshipping permite que o vendedor solicite o envio da compra de seus clientes. É aí que a tecnologia e a inovação entram como pilares estratégicos. O primeiro passo para encarar esse negócio potencialmente em ascensão é escolher um parceiro com know-how neste modelo de vendas que, aliás, é muito mais específico do que as demais alternativas já bastante conhecidas. 

Isso porque com uma plataforma eficaz, como a da Dropify, é possível simplificar o operacional, otimizar os trâmites sobre pagamento, tornando o contato com o fornecedor o mais qualificado possível. Ademais, esse parceiro tecnológico também será responsável por você ter um caixa, balcão e um lugar geográfico, mas sem fronteiras, afinal, tudo é digital.

Por fim, e não menos importante, quando falamos em um mercado promissor como o do dropshipping, mas que ainda está no começo, podemos dizer que a barreira de entrada é baixíssima, quase nula. Ou seja, para os especialistas da Dropify, vale a pena arriscar. Aliás, no mundo de hoje, cheio de desafios e incertezas, arriscar tem sido o gatilho de sucesso das empresas que estão fazendo história no Brasil, independente do porte ou segmento em que atuam. 

Fica a dica: para as pequenas companhias, que crescem em ritmo acelerado, o dropshipping se tornou a ferramenta ideal. Menos custos, nada de estoque, cliente satisfeito, entrega ágil e eficaz e, consequentemente, a economia girando. 

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